Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime participa da Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos, promovida pelo MEC

Todas as notícias Categorias

30/10/2025Undime

Undime participa da Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos, promovida pelo MEC

Evento reuniu dirigentes e gestores educacionais, em Brasília, para fortalecer o diálogo sobre políticas públicas voltadas à inclusão e à diversidade

 

A Undime participou da Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos, promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa aconteceu nesta quarta (29) e quinta-feira (30), em Brasília, e foi voltada para gestores das Secretarias de Educação e diretores de escolas com turmas bilíngues ou escolas bilíngues de surdos, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Na solenidade de abertura, a instituição foi representada pela presidente da seccional Goiás, Anderlúcia Castro, Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO. Também esteve presente a vice-presidente da Undime Maranhão, Genilza Sipião, Dirigente Municipal de Educação de Imperatriz/MA.

O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo formativo sobre a política de Educação Bilíngue de Surdos e a realidade vivenciada pelas redes de ensino, além de difundir as políticas públicas orientadas pelo MEC voltadas à inclusão e à diversidade.

Durante a abertura da Jornada, a presidente da Undime Goiás, professora Anderlúcia Castro, destacou a importância de fortalecer o preparo das redes municipais para o atendimento aos estudantes surdos.

Ela ressaltou que muitas vezes os municípios enfrentam dificuldades em oferecer a estrutura necessária, não por falta de vontade, mas por limitações de conhecimento, recursos e profissionais especializados. “Precisamos estar preparados antes que a criança chegue à escola. Não podemos esperar o momento da matrícula para buscar formação ou estrutura, pois isso pode significar a perda de um tempo precioso no desenvolvimento dessa criança”, afirmou.

A dirigente também enfatizou a necessidade de ampliar os espaços de formação e diálogo sobre a Educação Bilíngue de Surdos, desde a Educação Infantil, reforçando o papel das políticas públicas na promoção da inclusão. “Que esta jornada seja o início de uma caminhada contínua, para que possamos não apenas falar sobre o tema, mas colocar em prática ações que garantam o direito à comunicação e à aprendizagem de todos”, concluiu.

Também compuseram a mesa de abertura, Roberta Guedes, representante do Fórum Nacional de Educação (FNE); Hélio Daher, secretário de Educação do Mato Grosso do Sul, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e Marisa Lima, Coordenadora-Geral Bilíngue de Educação Básica e Educação Superior e Bianca Ribeiro Pontin, Coordenadora-Geral de Atendimento Especializado ambas do Ministério da Educação.

 

Fonte e fotos: Undime

 


Parceria institucional