30/08/2023Undime
Avaliação será realizada até 30 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros. Inep é o responsável pelo estudo no Brasil
Começou, na última segunda-feira, 28 de agosto, a aplicação do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS) no Brasil. A avaliação será realizada até o dia 30 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo planejamento e pela operacionalização do estudo no Brasil.
O TIMSS avalia o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos do 4º e 8º anos, a partir de evidências comparáveis entre os países que participam. O Brasil aderiu ao estudo, que é dirigido pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) em 2022. Além de medir o desempenho dos alunos, o estudo apura informações sobre as diferenças entre os sistemas educacionais dos países participantes.
O TIMSS inclui, ainda, uma série de questionários contextuais (preenchidos pelos alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores de escola), que coleta dados sobre fatores domésticos, escolares e de sala de aula, associados à aprendizagem.
Serão avaliados estudantes de escolas públicas e particulares das 27 unidades da Federação.
Características do TIMSS 2023:
Fonte: Inep
Avaliação será realizada até 30 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros. Inep é o responsável pelo estudo no Brasil Começou, na última segunda-feira, 28 de agosto, a aplicação do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS) no Brasil. A avaliação será realizada até o dia 30 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo planejamento e pela operacionalização do estudo no Brasil. O TIMSS avalia o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos do 4º e 8º anos, a partir de evidências comparáveis entre os países que participam. O Brasil aderiu ao estudo, que é dirigido pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) em 2022. Além de medir o desempenho dos alunos, o estudo apura informações sobre as diferenças entre os sistemas educacionais dos países participantes. O TIMSS inclui, ainda, uma série de questionários contextuais (preenchidos pelos alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores de escola), que coleta dados sobre fatores domésticos, escolares e de sala de aula, associados à aprendizagem. Serão avaliados estudantes de escolas públicas e particulares das 27 unidades da Federação.Características do TIMSS 2023: Fonte: Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/comeca-aplicacao-do-timss-no-brasil