28/08/2025Undime
Evento reuniu gestores e especialistas para debater a alfabetização das crianças brasileiras
Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2025, representantes da Undime estiveram no Rio de Janeiro participando do 3º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
A Undime foi representada pela presidente da Undime Região Sul Márcia Baldini, que é Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e vice-presidente da Undime Paraná; Maria Virgínia Andrade Rocha, Dirigente Municipal de Educação de Nova Iguaçu/ RJ e presidente da Undime Rio de Janeiro; e pela coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista.
Na abertura, realizada na segunda-feira (25), Márcia Baldini e Virgínia Rocha integraram a mesa de autoridades, ao lado de representantes do MEC, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Durante três dias, o encontro debateu temas como o uso do Indicador Criança Alfabetizada para gestão de resultados; a governança colaborativa entre estados e municípios; diretrizes para execução financeira do CNCA; experiências exitosas em municípios e estados; planos de ação e monitoramento de metas, entre outros.
As formações da Renalfa ocorrem de forma trimestral, proporcionando um espaço de formação e articulação de políticas públicas voltadas à alfabetização, fortalecendo a estrutura de governança do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A Renalfa é um componente do CNCA, instituído pela Portaria nº 1.774/2023. Estruturada para fortalecer a governança federal, estadual e municipal da alfabetização, a Renalfa reúne articuladores de municípios e estados, de todas regiões do país, responsáveis pela coordenação, implementação e monitoramento das ações formativas e pedagógicas. A rede funciona como elo entre o MEC, secretarias de educação e escolas, proporcionando apoio técnico e alinhamento das políticas de alfabetização no Brasil. Nesse esforço, a Undime participa ativamente, com representantes de todos os estados, reforçando a colaboração entre gestores municipais e demais instâncias de governo.
Fonte: Undime
Evento reuniu gestores e especialistas para debater a alfabetização das crianças brasileiras Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2025, representantes da Undime estiveram no Rio de Janeiro participando do 3º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A Undime foi representada pela presidente da Undime Região Sul Márcia Baldini, que é Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e vice-presidente da Undime Paraná; Maria Virgínia Andrade Rocha, Dirigente Municipal de Educação de Nova Iguaçu/ RJ e presidente da Undime Rio de Janeiro; e pela coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista. Na abertura, realizada na segunda-feira (25), Márcia Baldini e Virgínia Rocha integraram a mesa de autoridades, ao lado de representantes do MEC, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Durante três dias, o encontro debateu temas como o uso do Indicador Criança Alfabetizada para gestão de resultados; a governança colaborativa entre estados e municípios; diretrizes para execução financeira do CNCA; experiências exitosas em municípios e estados; planos de ação e monitoramento de metas, entre outros. As formações da Renalfa ocorrem de forma trimestral, proporcionando um espaço de formação e articulação de políticas públicas voltadas à alfabetização, fortalecendo a estrutura de governança do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A Renalfa é um componente do CNCA, instituído pela Portaria nº 1.774/2023. Estruturada para fortalecer a governança federal, estadual e municipal da alfabetização, a Renalfa reúne articuladores de municípios e estados, de todas regiões do país, responsáveis pela coordenação, implementação e monitoramento das ações formativas e pedagógicas. A rede funciona como elo entre o MEC, secretarias de educação e escolas, proporcionando apoio técnico e alinhamento das políticas de alfabetização no Brasil. Nesse esforço, a Undime participa ativamente, com representantes de todos os estados, reforçando a colaboração entre gestores municipais e demais instâncias de governo. Fonte: Undime