21/09/2021Undime
Pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação está em sua quinta edição e obteve resposta de 2.806 municípios do país
Durante o 18º Fórum Nacional da Undime foi realizada a apresentação dos resultados da pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação (2021), realizada pela Undime em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A pesquisa é realizada de quatro em quatro anos, a cada início de gestão, nas secretarias municipais de educação e tem como objetivo levantar informações sobre as características sociodemográficas e de aspectos relacionados à atuação e rotina dos Dirigentes Municipais de Educação (DME), para construir conhecimento a respeito das diversas realidades das redes municipais. Nesta edição, dos 5.569 municípios brasileiros, 2.806 dirigentes municipais responderam ao questionário, ou seja, o levantamento alcança cerca de 50% do total de municípios.
O questionário, aberto entre os meses de julho e agosto de 2021, coletou informações sobre gênero, cor/raça e idade; valor mensal das gratificações no exercício do cargo; formação profissional; participação em cursos de formação para auxílio na gestão; tempo de experiência na gestão municipal e na área da educação; autonomia na tomada de decisões; as principais instituições e frequência com a qual os dirigentes buscam informações; e a frequência de atividades realizadas no exercício da atuação como dirigente.
Para divulgação do relatório do estudo, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, Luiz Miguel Garcia, recebeu por meio de videoconferência, o coordenador do CAEd/ UFJF, Manuel Palácios. A mediação da conversa foi feita por Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT, presidente da Undime Região Centro-Oeste.
Para Manuel Palácios houve uma participação significativa dos municípios, que em alguns estados alcançou por volta de 80% de respostas. “Tivemos a preocupação de identificar o perfil dos dirigentes, indagar as experiências, as preocupações que residem na função desses cargos, que tipo de atividades ocupam seus cotidianos e o grau de autonomia que encontram para exercer seus papeis à frente da educação nos municípios”.
A partir do perfil sociodemográfico, é possível afirmar que 72% dos dirigentes que participaram da pesquisa são mulheres e a maioria dos respondentes (57,4%) têm entre 46 e 60 anos. Em que pese 53% não terem mais de 2 anos de experiência enquanto Dirigente Municipal de Educação, a maioria possui um tempo significativo de atuação na área educacional (57% atuam há mais de 20 anos) sobretudo, em atividades escolares - grande parte como professor da educação básica (90%) e/ou como diretor(a) de escola (54%).
O estudo mostra também que 93% dos DME tem a sua maior titulação relacionada ao campo educacional. A edição indica ainda que possivelmente a pandemia afetou o acesso a cursos de formação para auxílio na gestão, além de mostrar que as principais áreas de interesse para realização de cursos de aprimoramento estão voltadas para a questão orçamentária e financeira da educação, gestão de pessoas e formação de equipes, e planejamento e organização da rede de ensino.
De acordo com o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, a partir da consolidação das respostas obtidas pelo estudo, é possível conhecer o perfil dos dirigentes que estão à frente das secretarias municipais de educação e, assim, planejar ações que contribuam para a formação continuada dos gestores, produção e disseminação de informações.
“O estudo pretende favorecer o diálogo entre os segmentos envolvidos no trabalho educacional, visando aprimorar a cooperação entre os próprios municípios e fortalecer o regime de colaboração. Com essa ação a Undime dispõe de subsídios para contribuir com o trabalho dos responsáveis pela gestão de mais de 23 milhões de matrículas na educação básica pública, a fim de proporcionar a melhoria do ensino e, assim, conquistar a educação pública com qualidade social que nossos estudantes merecem em todos os municípios brasileiros”.
Acesso à informação
Em relação às instituições e frequência com a qual os dirigentes buscam informações, a Undime ocupa o primeiro lugar, sendo procurada mais de quatro vezes ao mês por 42% dos respondentes. Logo depois vem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (21%); a plataforma Conviva Educação, desenvolvida pela Undime com apoio de institutos e fundações (19%); e a respectiva Secretaria Estadual de Educação - SEE (15%).
“Há uma clara demonstração por meio dessa pesquisa da importância que a Undime tem para suporte aos dirigentes, sendo uma instituição frequentemente procurada para busca de informações”, afirma o coordenador do CAEd.
Quanto ao exercício das atividades, merece destaque o razoável grau de discricionariedade dos dirigentes para a tomada de decisões em aspectos sensíveis da rotina educacional e escolar em que 38% dos gestores respondentes disseram ter autonomia para serem ordenadores de despesas das secretarias.
Eduardo Ferreira da Silva observa que estes resultados revelam a importância do estudo nas tomadas de decisões e desenvolvimento de políticas públicas de qualidade que impactam os estudantes brasileiros. “Por meio do questionário, respondido por DME de todo país, podemos constatar que o acesso à informação de qualidade é condição primordial para a tomada de decisões assertivas, ao tempo que constatamos que a Undime e o Conviva Educação representam 61% de apoio na busca por informações a fim de que sejam realizadas ações concisas e concretas”, explica.
Ainda de acordo com os dados coletados, das prioridades elencadas pelos DME em relação as suas atividades estão as avaliações externas (95%); o monitoramento do funcionamento da rede (93%); material didático e formação continuada dos gestores e professores (90%). O apoio à gestão escolar é a preocupação de 89% dos respondentes e internet e computadores nas escolas aparecem como prioridade para 67% dos gestores.
Fonte: Undime
Pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação está em sua quinta edição e obteve resposta de 2.806 municípios do país Durante o 18º Fórum Nacional da Undime foi realizada a apresentação dos resultados da pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação (2021), realizada pela Undime em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa é realizada de quatro em quatro anos, a cada início de gestão, nas secretarias municipais de educação e tem como objetivo levantar informações sobre as características sociodemográficas e de aspectos relacionados à atuação e rotina dos Dirigentes Municipais de Educação (DME), para construir conhecimento a respeito das diversas realidades das redes municipais. Nesta edição, dos 5.569 municípios brasileiros, 2.806 dirigentes municipais responderam ao questionário, ou seja, o levantamento alcança cerca de 50% do total de municípios. O questionário, aberto entre os meses de julho e agosto de 2021, coletou informações sobre gênero, cor/raça e idade; valor mensal das gratificações no exercício do cargo; formação profissional; participação em cursos de formação para auxílio na gestão; tempo de experiência na gestão municipal e na área da educação; autonomia na tomada de decisões; as principais instituições e frequência com a qual os dirigentes buscam informações; e a frequência de atividades realizadas no exercício da atuação como dirigente. Para divulgação do relatório do estudo, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, Luiz Miguel Garcia, recebeu por meio de videoconferência, o coordenador do CAEd/ UFJF, Manuel Palácios. A mediação da conversa foi feita por Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT, presidente da Undime Região Centro-Oeste. Para Manuel Palácios houve uma participação significativa dos municípios, que em alguns estados alcançou por volta de 80% de respostas. “Tivemos a preocupação de identificar o perfil dos dirigentes, indagar as experiências, as preocupações que residem na função desses cargos, que tipo de atividades ocupam seus cotidianos e o grau de autonomia que encontram para exercer seus papeis à frente da educação nos municípios”. A partir do perfil sociodemográfico, é possível afirmar que 72% dos dirigentes que participaram da pesquisa são mulheres e a maioria dos respondentes (57,4%) têm entre 46 e 60 anos. Em que pese 53% não terem mais de 2 anos de experiência enquanto Dirigente Municipal de Educação, a maioria possui um tempo significativo de atuação na área educacional (57% atuam há mais de 20 anos) sobretudo, em atividades escolares - grande parte como professor da educação básica (90%) e/ou como diretor(a) de escola (54%). O estudo mostra também que 93% dos DME tem a sua maior titulação relacionada ao campo educacional. A edição indica ainda que possivelmente a pandemia afetou o acesso a cursos de formação para auxílio na gestão, além de mostrar que as principais áreas de interesse para realização de cursos de aprimoramento estão voltadas para a questão orçamentária e financeira da educação, gestão de pessoas e formação de equipes, e planejamento e organização da rede de ensino. De acordo com o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, a partir da consolidação das respostas obtidas pelo estudo, é possível conhecer o perfil dos dirigentes que estão à frente das secretarias municipais de educação e, assim, planejar ações que contribuam para a formação continuada dos gestores, produção e disseminação de informações. “O estudo pretende favorecer o diálogo entre os segmentos envolvidos no trabalho educacional, visando aprimorar a cooperação entre os próprios municípios e fortalecer o regime de colaboração. Com essa ação a Undime dispõe de subsídios para contribuir com o trabalho dos responsáveis pela gestão de mais de 23 milhões de matrículas na educação básica pública, a fim de proporcionar a melhoria do ensino e, assim, conquistar a educação pública com qualidade social que nossos estudantes merecem em todos os municípios brasileiros”. Acesso à informação Em relação às instituições e frequência com a qual os dirigentes buscam informações, a Undime ocupa o primeiro lugar, sendo procurada mais de quatro vezes ao mês por 42% dos respondentes. Logo depois vem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (21%); a plataforma Conviva Educação, desenvolvida pela Undime com apoio de institutos e fundações (19%); e a respectiva Secretaria Estadual de Educação - SEE (15%). “Há uma clara demonstração por meio dessa pesquisa da importância que a Undime tem para suporte aos dirigentes, sendo uma instituição frequentemente procurada para busca de informações”, afirma o coordenador do CAEd. Quanto ao exercício das atividades, merece destaque o razoável grau de discricionariedade dos dirigentes para a tomada de decisões em aspectos sensíveis da rotina educacional e escolar em que 38% dos gestores respondentes disseram ter autonomia para serem ordenadores de despesas das secretarias. Eduardo Ferreira da Silva observa que estes resultados revelam a importância do estudo nas tomadas de decisões e desenvolvimento de políticas públicas de qualidade que impactam os estudantes brasileiros. “Por meio do questionário, respondido por DME de todo país, podemos constatar que o acesso à informação de qualidade é condição primordial para a tomada de decisões assertivas, ao tempo que constatamos que a Undime e o Conviva Educação representam 61% de apoio na busca por informações a fim de que sejam realizadas ações concisas e concretas”, explica. Ainda de acordo com os dados coletados, das prioridades elencadas pelos DME em relação as suas atividades estão as avaliações externas (95%); o monitoramento do funcionamento da rede (93%); material didático e formação continuada dos gestores e professores (90%). O apoio à gestão escolar é a preocupação de 89% dos respondentes e internet e computadores nas escolas aparecem como prioridade para 67% dos gestores. Confira os dados da pesquisa. Fonte: Undime