22/09/2021Undime
Publicação foi lançada oficialmente no 18º Fórum Nacional
A Undime lançou, na manhã de sexta-feira (17), o livro "Educação em movimento: o direito universal, as transformações e possibilidades durante e após a pandemia".
A publicação foi organizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e Alessio Costa Lima, presidente da Undime Região Nordeste, Dirigente Municipal de Educação de Palhano/CE, com coordenação geral de Maria Edineide de Almeida Batista. A Fundação Santillana é a responsável pela edição e publicação.
O livro está organizado em seis partes e os respectivos capítulos. Trata-se de uma produção colaborativa, isso porque cada tema foi escrito por uma pessoa convidada e pensada especialmente nas contribuições que cada uma poderia dar sobre o assunto. A obra reúne artigos de 28 autores que discutem o direito à educação pública como uma conquista histórica a ser preservada e fortalecida.
Luiz Miguel conta que a ideia é que a publicação seja a primeira de uma série que pretende contrituir para a formação dos gestores da educação dos municípios. “O nosso objetivo era fazer um material que subsidiasse diversas questões, dada a necessidade e importância da Undime se posicionar no sentido da preservação da educação enquanto direito e fazer sua a defesa para que ela chegue aos nossos municípios e estudantes com a qualidade social que tanto queremos alcançar”.
A publicação aborda o direito à educação pública como uma conquista histórica a ser preservada e fortalecida. Também trata de instrumentos estruturantes no contexto brasileiro, como a organização de um Sistema Nacional de Educação, os planos decenais e os meios de financiamento, que devem nortear o trabalho do gestor educacional.
A introdução ficou por conta de Alessio Costa Lima, o qual explica que a publicação faz um aprofundamento da realidade trazida pela pandemia de covid-19. “Falar da garantia do direito à educação a todos e todas torna-se mais que necessário no contexto da pandemia e torna-se mais desafiador ainda, com o cenário de mudança de gestores da educação na maior parte dos municípios brasileiros, em virtude das eleições municupais de 2020. Assim, a obra trata desde o direito à educação, como o que fazer no momento pós-pandemia”.
Na primeira parte, o presidente da Undime, Luiz Miguel Gracia, escreveu sobre a democratização do acesso à educação; André Lázaro apresentou o hitórico e concentos sobre o direito à educação; e Iolanda Barbosa da Silva discorreu sobre universalização do acesso com foco no ensino fundamental e educação infantil.
Na segunda parte, Marcelo Ferreira da Costa, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Senador Canedo/ GO, fala sobre a estruturação da política educacional. Na sequência seguem três capítulos: Luiz Fernandes Dourado e Walisson Mauricio Araújo escreveram sobre a organização do Sistema Nacional de Educação; Denise Carreira sobre o Plano Nacional de Educação e os desafios da implementação; e Geraldo Grossi Junior, discorreu sobre os Planos Municipais de Educação e a rede de assistência e mobilização nos municípios.
A terceira parte do livro trata do financiamento da educação. A contribuição inicia com o texto de Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro/ES. Alessio Costa Lima escreve sobre o Novo Fundeb e as premissas e conquistas desse mecanismo. José Marcelino de Rezende Pinto escreveu acerca dos aprendizados com o velho Fundeb e apresenta uma reflexão sobre o que esperar do novo fundo e onde avançar para garantir um financiamento adequado.
A educação no contexto da pandemia é o foco da parte quatro. Aqui a introdução ficou por conta de Marli Regina Fernandes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Apucarana/PR. Claudia Costin discorreu sobre a suspensão das aulas e a retomada não presencial. Priscila Cruz falou sobre a diversidade e desigualdade educacional. Marcelo Ferreira da Costa, discorreu sobre a pandemia no âmbito municipal. Angela Cristina Dannemann, Tatiana Bello Djrdjrjan e Alan Albuquerque Correia finalizam essa parte com um texto que trata das pesquisas como base para enfrentar os efeitos da pandemia na educação e a importância e os resultados de estudos feitos pela Undime e parceiros em 2020 e 2021.
Stella Magaly Salomão Corrêa, inicia a parte cinco do livro com um texto sobre as lições aprendidas com a pandemia. Maria Regina Passos Pereira, elenca experiências de superação das redes municipais. Daniella Rocha, Ítalo Dutra, Júlia Ribeiro e Vilmar Klemann escreveram sobre a Busca Ativa Escolar como estratégia para assegurar o direito de cada criança e cada adolescente.
Por fim, a última parte traz reflexões sobre a educação pós-pandemia, a partir do texto de Maria Elza da Silva. Viviane Senna escreveu sobre as competências socioemocionais e o cuidado com as pessoas. A Base Nacional Comum Curricular e os desafios da implementação dos novos currículos foi o tema de Katia Smole. Leandro Vitoriano Da Silva e Maria Regina Passos Pereira contribuiram com um texto acerca da BNCC como uma construção coletiva em prol da educação brasileira. Por fim, Maria Helena Guimarães de Castro e Luiz Miguel Martins Garcia encerram o livro discorrendo sobre novas metodologias e educação híbrida: considerações sobre os avanços decorrentes da pandemia.
“São grandes nomes da educação e a Undime foi muito feliz em convidar essas pessoas que tanto cosntribuem e fazem parte de um grupo tão representativo do setor educacional”, explica Luciano Monteiro, secretário executivo da Fundação Santillana, responsável pela edição e publicação da obra.
Luciano explica que a ideia é iniciar com a versão online do livro, disponível no http://mod.lk/educamov, e que em breve serão lançadas as versões impressas e acessível. “A obra é totalmente gratuita e será enviado um exemplar para cada secretaria municipal de educação do país”.
Homenagem
A publicação homenageia Miguel Thompson, professor, pesquisador, conferencista, gestor, articulador, autor de livros didáticos. Ele era o diretor acadêmico da Fundação Santillana e faleceu precocemente em junho de 2021, deixando muita saudade e também um legado, não apenas sobre o que pode e deve ser a educação, mas também sobre como realizar esse sonho, um sonho coletivo, construído pelo diálogo e pela amorosidade, mesmo na divergência.
Clique aqui para acessar gratuitamente o livro.
Fonte: Undime
Publicação foi lançada oficialmente no 18º Fórum Nacional A Undime lançou, na manhã de sexta-feira (17), o livro "Educação em movimento: o direito universal, as transformações e possibilidades durante e após a pandemia". A publicação foi organizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e Alessio Costa Lima, presidente da Undime Região Nordeste, Dirigente Municipal de Educação de Palhano/CE, com coordenação geral de Maria Edineide de Almeida Batista. A Fundação Santillana é a responsável pela edição e publicação. O livro está organizado em seis partes e os respectivos capítulos. Trata-se de uma produção colaborativa, isso porque cada tema foi escrito por uma pessoa convidada e pensada especialmente nas contribuições que cada uma poderia dar sobre o assunto. A obra reúne artigos de 28 autores que discutem o direito à educação pública como uma conquista histórica a ser preservada e fortalecida. Luiz Miguel conta que a ideia é que a publicação seja a primeira de uma série que pretende contrituir para a formação dos gestores da educação dos municípios. “O nosso objetivo era fazer um material que subsidiasse diversas questões, dada a necessidade e importância da Undime se posicionar no sentido da preservação da educação enquanto direito e fazer sua a defesa para que ela chegue aos nossos municípios e estudantes com a qualidade social que tanto queremos alcançar”. A publicação aborda o direito à educação pública como uma conquista histórica a ser preservada e fortalecida. Também trata de instrumentos estruturantes no contexto brasileiro, como a organização de um Sistema Nacional de Educação, os planos decenais e os meios de financiamento, que devem nortear o trabalho do gestor educacional. A introdução ficou por conta de Alessio Costa Lima, o qual explica que a publicação faz um aprofundamento da realidade trazida pela pandemia de covid-19. “Falar da garantia do direito à educação a todos e todas torna-se mais que necessário no contexto da pandemia e torna-se mais desafiador ainda, com o cenário de mudança de gestores da educação na maior parte dos municípios brasileiros, em virtude das eleições municupais de 2020. Assim, a obra trata desde o direito à educação, como o que fazer no momento pós-pandemia”. Na primeira parte, o presidente da Undime, Luiz Miguel Gracia, escreveu sobre a democratização do acesso à educação; André Lázaro apresentou o hitórico e concentos sobre o direito à educação; e Iolanda Barbosa da Silva discorreu sobre universalização do acesso com foco no ensino fundamental e educação infantil. Na segunda parte, Marcelo Ferreira da Costa, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Senador Canedo/ GO, fala sobre a estruturação da política educacional. Na sequência seguem três capítulos: Luiz Fernandes Dourado e Walisson Mauricio Araújo escreveram sobre a organização do Sistema Nacional de Educação; Denise Carreira sobre o Plano Nacional de Educação e os desafios da implementação; e Geraldo Grossi Junior, discorreu sobre os Planos Municipais de Educação e a rede de assistência e mobilização nos municípios. A terceira parte do livro trata do financiamento da educação. A contribuição inicia com o texto de Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro/ES. Alessio Costa Lima escreve sobre o Novo Fundeb e as premissas e conquistas desse mecanismo. José Marcelino de Rezende Pinto escreveu acerca dos aprendizados com o velho Fundeb e apresenta uma reflexão sobre o que esperar do novo fundo e onde avançar para garantir um financiamento adequado. A educação no contexto da pandemia é o foco da parte quatro. Aqui a introdução ficou por conta de Marli Regina Fernandes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Apucarana/PR. Claudia Costin discorreu sobre a suspensão das aulas e a retomada não presencial. Priscila Cruz falou sobre a diversidade e desigualdade educacional. Marcelo Ferreira da Costa, discorreu sobre a pandemia no âmbito municipal. Angela Cristina Dannemann, Tatiana Bello Djrdjrjan e Alan Albuquerque Correia finalizam essa parte com um texto que trata das pesquisas como base para enfrentar os efeitos da pandemia na educação e a importância e os resultados de estudos feitos pela Undime e parceiros em 2020 e 2021. Stella Magaly Salomão Corrêa, inicia a parte cinco do livro com um texto sobre as lições aprendidas com a pandemia. Maria Regina Passos Pereira, elenca experiências de superação das redes municipais. Daniella Rocha, Ítalo Dutra, Júlia Ribeiro e Vilmar Klemann escreveram sobre a Busca Ativa Escolar como estratégia para assegurar o direito de cada criança e cada adolescente. Por fim, a última parte traz reflexões sobre a educação pós-pandemia, a partir do texto de Maria Elza da Silva. Viviane Senna escreveu sobre as competências socioemocionais e o cuidado com as pessoas. A Base Nacional Comum Curricular e os desafios da implementação dos novos currículos foi o tema de Katia Smole. Leandro Vitoriano Da Silva e Maria Regina Passos Pereira contribuiram com um texto acerca da BNCC como uma construção coletiva em prol da educação brasileira. Por fim, Maria Helena Guimarães de Castro e Luiz Miguel Martins Garcia encerram o livro discorrendo sobre novas metodologias e educação híbrida: considerações sobre os avanços decorrentes da pandemia. “São grandes nomes da educação e a Undime foi muito feliz em convidar essas pessoas que tanto cosntribuem e fazem parte de um grupo tão representativo do setor educacional”, explica Luciano Monteiro, secretário executivo da Fundação Santillana, responsável pela edição e publicação da obra. Luciano explica que a ideia é iniciar com a versão online do livro, disponível no http://mod.lk/educamov, e que em breve serão lançadas as versões impressas e acessível. “A obra é totalmente gratuita e será enviado um exemplar para cada secretaria municipal de educação do país”. Homenagem A publicação homenageia Miguel Thompson, professor, pesquisador, conferencista, gestor, articulador, autor de livros didáticos. Ele era o diretor acadêmico da Fundação Santillana e faleceu precocemente em junho de 2021, deixando muita saudade e também um legado, não apenas sobre o que pode e deve ser a educação, mas também sobre como realizar esse sonho, um sonho coletivo, construído pelo diálogo e pela amorosidade, mesmo na divergência. Clique aqui para acessar gratuitamente o livro. Fonte: Undime