08/08/2023Undime
No turno da tarde, as salas temáticas movimentaram o 19º Fórum Nacional da Undime
Educação que inclui e protege, financiamento para a educação antirracista, intersetorialidade, desenvolvimento das competências digitais foram alguns dos temas tratados nas salas temáticas dessa terça-feira (8), como parte da programação do 19º Fórum Nacional da Undime, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá/MT.
No auditório principal, representantes do UNICEF falaram sobre a estratégia da Busca Ativa Escolar, que completa seis anos, dentre outros temas. O personagem fictício Miguel, que vive em condições de vulnerabilidade social, pautou a apresentação com os desafios da permanência na escola. As oficiais em Educação do UNICEF, Julia Ribeiro, Daniella Rocha e Danielle Aranha mencionaram as vulnerabilidades, mas direcionaram para a plateia as soluções, como, por exemplo, o enfrentamento a cultura do fracasso escolar com a melhoria da distorção idade-série, do abandono escolar e da reprovação.
Na mediação dos trabalhos, a Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE e presidente da Undime/SE, Josevanda Mendonça Franco, ressaltou a importância da Busca Ativa Escolar como uma ferramenta permanente de uma educação que protege.
Na sala temática “Como reduzir as desigualdades educacionais, do ponto de vista socioeconômico e racial para cumprir a condicionalidade 3 do VAAR/Fundeb”, o presidente eleito da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, e a assessora técnica da Undime, Maria Regina dos Passos, falaram sobre o Fundeb como principal fundo de financiamento da educação básica e a perspectiva de melhoria da qualidade social.
O Dirigente Municipal de Educação de Aripoanã/MT, Ermes Reis, participou da sala temática. Ele contou que se inscreveu na atividade por ainda ter dúvidas sobre as condicionalidades do VAAR. “A lei ainda suscita muitas dúvidas. Aqui terei a oportunidade de conhecer melhor a redistribuição do Fundeb”, afirmou.
Em uma das salas mais procuradas, o Instituto Alana levou para a Fórum a discussão sobre “O financiamento para uma educação antirracista: do VAAR à dotação orçamentária da LOA”. O presidente da Undime/BA, Anderson Passos, mediou o debate, que contou com os palestrantes Eduardo Januário (USP), Valter Silvério (Ufscar), Evelyn Daniel (SME de Diadema/SP).
“As condicionalidades do VAAR têm que lutar contra a desigualdade econômica e racial. Que as escolas invistam as verbas numa política antirracista ou de equidade, com um tripé: formação de qualidade, relação com a comunidade, investimentos em mecanismos de identidade e pertencimento dos alunos”, explicou o palestrante Eduardo Januário, professor da Universidade de São Paulo.
O Dirigente Municipal de Parecis/RO, Paulo Bezerra, inscreve-se na sala “Caminhos para o desenvolvimento das competências digitais de estudantes e educadores”, da Fundação Vivo Telefônica, por entender que no município onde dirige quatro escolas, a tecnologia digital ainda é um desafio. “Temos acesso à internet, mas as tecnologias ainda são desafiadoras na nossa realidade. Quero entender melhor a temática e buscar respostas para qualificar nossa educação”, contou.
No segundo tempo das oficinas, técnicos do Ministério da Educação e do FNDE realizaram oficinas sobre o Programa Escola em Tempo Integral e do Pacto Nacional de Retomada de Obras da Educação Básica, além de tirar dúvidas sobre as verbas do FNDE. Aconteceu também uma oficina sobre “Intersetorialidade: desafios da Educação”. As oficinas foram mediadas pelos presidentes da Undime/PB e Dirigente Municipal de Educação de Esperança/PB, Michael Lopes da Silva; Undime/MT e dirigente de Várzea Grande/MT, Silvio Fidelis; e Undime/SP, Luiz Miguel, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.
Também aconteceram as oficinas “O Currículo dos anos finais na perspectiva da Educação Integral: um olhar para o contexto local”, promovida pelo Itaú Social e mediada pela professora Maria Elza, Dirigente de Educação de Bonito/PE, além da “Avaliação educacional: como podemos repensar nossas práticas a partir do relatório da UNESCO: reimaginar nossos futuros juntos”, protagonizada pela Fundação SM e mediada pelo presidente da Undime/CE, professor José Marques Aurélio, dirigente de Jucás/CE.
Acesse abaixo os conteúdos apresentados:
- FNDE - Obras (geral) e PAR
Fonte/Fotos: Undime
No turno da tarde, as salas temáticas movimentaram o 19º Fórum Nacional da Undime Educação que inclui e protege, financiamento para a educação antirracista, intersetorialidade, desenvolvimento das competências digitais foram alguns dos temas tratados nas salas temáticas dessa terça-feira (8), como parte da programação do 19º Fórum Nacional da Undime, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá/MT.No auditório principal, representantes do UNICEF falaram sobre a estratégia da Busca Ativa Escolar, que completa seis anos, dentre outros temas. O personagem fictício Miguel, que vive em condições de vulnerabilidade social, pautou a apresentação com os desafios da permanência na escola. As oficiais em Educação do UNICEF, Julia Ribeiro, Daniella Rocha e Danielle Aranha mencionaram as vulnerabilidades, mas direcionaram para a plateia as soluções, como, por exemplo, o enfrentamento a cultura do fracasso escolar com a melhoria da distorção idade-série, do abandono escolar e da reprovação.Na mediação dos trabalhos, a Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE e presidente da Undime/SE, Josevanda Mendonça Franco, ressaltou a importância da Busca Ativa Escolar como uma ferramenta permanente de uma educação que protege. Na sala temática “Como reduzir as desigualdades educacionais, do ponto de vista socioeconômico e racial para cumprir a condicionalidade 3 do VAAR/Fundeb”, o presidente eleito da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, e a assessora técnica da Undime, Maria Regina dos Passos, falaram sobre o Fundeb como principal fundo de financiamento da educação básica e a perspectiva de melhoria da qualidade social. O Dirigente Municipal de Educação de Aripoanã/MT, Ermes Reis, participou da sala temática. Ele contou que se inscreveu na atividade por ainda ter dúvidas sobre as condicionalidades do VAAR. “A lei ainda suscita muitas dúvidas. Aqui terei a oportunidade de conhecer melhor a redistribuição do Fundeb”, afirmou. Em uma das salas mais procuradas, o Instituto Alana levou para a Fórum a discussão sobre “O financiamento para uma educação antirracista: do VAAR à dotação orçamentária da LOA”. O presidente da Undime/BA, Anderson Passos, mediou o debate, que contou com os palestrantes Eduardo Januário (USP), Valter Silvério (Ufscar), Evelyn Daniel (SME de Diadema/SP). “As condicionalidades do VAAR têm que lutar contra a desigualdade econômica e racial. Que as escolas invistam as verbas numa política antirracista ou de equidade, com um tripé: formação de qualidade, relação com a comunidade, investimentos em mecanismos de identidade e pertencimento dos alunos”, explicou o palestrante Eduardo Januário, professor da Universidade de São Paulo.O Dirigente Municipal de Parecis/RO, Paulo Bezerra, inscreve-se na sala “Caminhos para o desenvolvimento das competências digitais de estudantes e educadores”, da Fundação Vivo Telefônica, por entender que no município onde dirige quatro escolas, a tecnologia digital ainda é um desafio. “Temos acesso à internet, mas as tecnologias ainda são desafiadoras na nossa realidade. Quero entender melhor a temática e buscar respostas para qualificar nossa educação”, contou. No segundo tempo das oficinas, técnicos do Ministério da Educação e do FNDE realizaram oficinas sobre o Programa Escola em Tempo Integral e do Pacto Nacional de Retomada de Obras da Educação Básica, além de tirar dúvidas sobre as verbas do FNDE. Aconteceu também uma oficina sobre “Intersetorialidade: desafios da Educação”. As oficinas foram mediadas pelos presidentes da Undime/PB e Dirigente Municipal de Educação de Esperança/PB, Michael Lopes da Silva; Undime/MT e dirigente de Várzea Grande/MT, Silvio Fidelis; e Undime/SP, Luiz Miguel, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.Também aconteceram as oficinas “O Currículo dos anos finais na perspectiva da Educação Integral: um olhar para o contexto local”, promovida pelo Itaú Social e mediada pela professora Maria Elza, Dirigente de Educação de Bonito/PE, além da “Avaliação educacional: como podemos repensar nossas práticas a partir do relatório da UNESCO: reimaginar nossos futuros juntos”, protagonizada pela Fundação SM e mediada pelo presidente da Undime/CE, professor José Marques Aurélio, dirigente de Jucás/CE. Acesse abaixo os conteúdos apresentados: - FNDE - Obras (geral) e PAR - Undime - Como reduzir as desigualdades educacionais, do ponto de vista socioeconômico e racial para cumprir a condicionalidade 3 do VAAR/Fundeb Fonte/Fotos: Undime