07/08/2023Undime
Mesa de debate, com Sebrae e presidências das seccionais da Undime Ceará e Rio Grande do Sul, aposta na realização com propósito para alcançar objetivos
Com foco nas escolas públicas e visando contribuir com o processo de equidade, o Sebrae, por meio da gerente da Unidade de Educação Empreendedora Nacional, Edleide Alves, apresentou, nesta manhã (7), o conceito de empreendedorismo voltado a educação, a partir de um olhar de proximidade aos estudantes que não têm acesso a informações da atualidade e às novas tecnologias. O debate aconteceu durante o 19º Fórum Nacional da Undime, em Cuiabá/MT.
"Alcançar esses jovens é ampliar a capacidade de sonho, de realização, pra que eles possam empreender seus projetos de vida", diz a palestrante ao citar as propostas e ações do Sebrae.
A gerente explica que possuem uma abordagem estruturada territorial, na qual os possibilita chegar a esses estudantes por meio do projeto 'Cidade Empreendedora', ligando competências empreendedoras com a formação integral do indivíduo.
Sua apresentação contou com informes de prêmios e resultados de iniciativas promovidos pelo Sebrae. Na ocasião, um vídeo sobre o 'Desafio Liga Jovem' foi exibido para cerca de 2.000 participantes.
Seguindo a vertente de resultados, o Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE e presidente da Undime Ceará, José Marques Aurélio de Souza, apresentou o case do município e demonstrou como o empreendedorismo está atrelado a sua rede. "Pensamos em ofertar uma educação diferente, unindo a teoria de sala de aula a práticas inovativas e ao cotidiano dos alunos, visando o aprendizado de forma prazerosa".
Segundo Souza, desde de 2021, a prefeitura aderiu ao programa do Sebrae 'Município empreendedor', e, desde então, vem implantando, gradativamente, ações mais efetivas. Iniciaram com a agenda Del e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, porém quando pensaram na ampliação do tempo integral, que hoje corresponde a cerca de 40% da rede no Ceará, optaram por estender as atividades. A partir disso, novos projetos começaram a ser estabelecidos.
O bate-papo contou com mediação da Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS e presidente da seccional Rio Grande do Sul, Maristela Guasseli, que introduziu o assunto contextualizando o empreendedorismo como parte da educação para a próxima década. "A educação empreendedora vem contribuir no desenvolvimento das potencialidades", reforçando a construção desse novo cenário, no qual o estudante deve ser estimulado a protagonizar.
Guasseli finaliza com uma mensagem de persistência aos educadores, que são desafiados a repensar a educação do futuro, diante da atual conjuntura.
O ciclo de conferências compõe a programação do 19º Fórum Nacional da Undime, com participação de palestrantes renomados e presidentes das seccionais. O período matutino encerrou com palestra sobre o "Sistema Nacional de Educação: pacto federativo e regime de colaboração".
Fonte/Fotos: Undime
Mesa de debate, com Sebrae e presidências das seccionais da Undime Ceará e Rio Grande do Sul, aposta na realização com propósito para alcançar objetivos Com foco nas escolas públicas e visando contribuir com o processo de equidade, o Sebrae, por meio da gerente da Unidade de Educação Empreendedora Nacional, Edleide Alves, apresentou, nesta manhã (7), o conceito de empreendedorismo voltado a educação, a partir de um olhar de proximidade aos estudantes que não têm acesso a informações da atualidade e às novas tecnologias. O debate aconteceu durante o 19º Fórum Nacional da Undime, em Cuiabá/MT."Alcançar esses jovens é ampliar a capacidade de sonho, de realização, pra que eles possam empreender seus projetos de vida", diz a palestrante ao citar as propostas e ações do Sebrae. A gerente explica que possuem uma abordagem estruturada territorial, na qual os possibilita chegar a esses estudantes por meio do projeto 'Cidade Empreendedora', ligando competências empreendedoras com a formação integral do indivíduo. Sua apresentação contou com informes de prêmios e resultados de iniciativas promovidos pelo Sebrae. Na ocasião, um vídeo sobre o 'Desafio Liga Jovem' foi exibido para cerca de 2.000 participantes. Seguindo a vertente de resultados, o Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE e presidente da Undime Ceará, José Marques Aurélio de Souza, apresentou o case do município e demonstrou como o empreendedorismo está atrelado a sua rede. "Pensamos em ofertar uma educação diferente, unindo a teoria de sala de aula a práticas inovativas e ao cotidiano dos alunos, visando o aprendizado de forma prazerosa".Segundo Souza, desde de 2021, a prefeitura aderiu ao programa do Sebrae 'Município empreendedor', e, desde então, vem implantando, gradativamente, ações mais efetivas. Iniciaram com a agenda Del e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, porém quando pensaram na ampliação do tempo integral, que hoje corresponde a cerca de 40% da rede no Ceará, optaram por estender as atividades. A partir disso, novos projetos começaram a ser estabelecidos. O bate-papo contou com mediação da Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS e presidente da seccional Rio Grande do Sul, Maristela Guasseli, que introduziu o assunto contextualizando o empreendedorismo como parte da educação para a próxima década. "A educação empreendedora vem contribuir no desenvolvimento das potencialidades", reforçando a construção desse novo cenário, no qual o estudante deve ser estimulado a protagonizar.Guasseli finaliza com uma mensagem de persistência aos educadores, que são desafiados a repensar a educação do futuro, diante da atual conjuntura. O ciclo de conferências compõe a programação do 19º Fórum Nacional da Undime, com participação de palestrantes renomados e presidentes das seccionais. O período matutino encerrou com palestra sobre o "Sistema Nacional de Educação: pacto federativo e regime de colaboração". Fonte/Fotos: Undime