03/09/2025Undime
Dirigentes de todas as regiões do país estiveram presentes no encontro do Inep que discutiu integração dos sistemas estaduais ao Saeb e fortalecimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
A Undime participou, nesta terça-feira (2), da 6ª Reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, com representantes de todas as regiões do país.
A reunião contou com a presença do presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP. Também participaram os presidentes e vice-presidentes regionais da instituição: pelo Centro-Oeste, Eduardo Ferreira da Silva (DME de Canarana/MT) e Silvia Freire (DME de Itaquiraí/MS); pelo Nordeste, Petrúcio de Lima Ferreira (DME de Goianinha/RN) e Andreika Amarante (DME de Igarassu/PE); pelo Norte, Luslarlene Fiamett (DME de Santa Luzia D’Oeste/RO) e Sandra Helena Ataíde (DME de Moju/PA); pelo Sul, Marcia Baldini (DME de Cascavel/PR) e Jucilene Fernandes (DME de Balneário Rincão/SC); e pelo Sudeste, Jônatas Rêgo (DME de Mirabela/MG). A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também integrou a comitiva.
A reunião teve como pauta a avaliação da alfabetização em 2025 e a definição dos padrões de desempenho do ensino fundamental.
Instituída pela Portaria nº 351/2023, a Comissão do Inep tem como objetivo estabelecer diretrizes para que os sistemas estaduais de avaliação sejam organizados de maneira complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O colegiado também fornece subsídios para o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política do Ministério da Educação que busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Entre as atribuições da Comissão, estão a proposição de critérios técnicos que assegurem a comparabilidade dos resultados em todo o território nacional, a colaboração no processo de pactuação da organização dos sistemas de avaliação e o fortalecimento da confiabilidade das informações produzidas. Com isso, o colegiado contribui para que os diagnósticos sobre a aprendizagem sejam mais consistentes e orientem a formulação de políticas públicas eficazes para a educação básica.
Fonte e foto: Undime
Dirigentes de todas as regiões do país estiveram presentes no encontro do Inep que discutiu integração dos sistemas estaduais ao Saeb e fortalecimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada A Undime participou, nesta terça-feira (2), da 6ª Reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, com representantes de todas as regiões do país. A reunião contou com a presença do presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP. Também participaram os presidentes e vice-presidentes regionais da instituição: pelo Centro-Oeste, Eduardo Ferreira da Silva (DME de Canarana/MT) e Silvia Freire (DME de Itaquiraí/MS); pelo Nordeste, Petrúcio de Lima Ferreira (DME de Goianinha/RN) e Andreika Amarante (DME de Igarassu/PE); pelo Norte, Luslarlene Fiamett (DME de Santa Luzia D’Oeste/RO) e Sandra Helena Ataíde (DME de Moju/PA); pelo Sul, Marcia Baldini (DME de Cascavel/PR) e Jucilene Fernandes (DME de Balneário Rincão/SC); e pelo Sudeste, Jônatas Rêgo (DME de Mirabela/MG). A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também integrou a comitiva. A reunião teve como pauta a avaliação da alfabetização em 2025 e a definição dos padrões de desempenho do ensino fundamental. Instituída pela Portaria nº 351/2023, a Comissão do Inep tem como objetivo estabelecer diretrizes para que os sistemas estaduais de avaliação sejam organizados de maneira complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O colegiado também fornece subsídios para o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política do Ministério da Educação que busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Entre as atribuições da Comissão, estão a proposição de critérios técnicos que assegurem a comparabilidade dos resultados em todo o território nacional, a colaboração no processo de pactuação da organização dos sistemas de avaliação e o fortalecimento da confiabilidade das informações produzidas. Com isso, o colegiado contribui para que os diagnósticos sobre a aprendizagem sejam mais consistentes e orientem a formulação de políticas públicas eficazes para a educação básica. Fonte e foto: Undime