04/05/2023Undime
Terceira audiência pública da Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino) foi realizada nesta quinta-feira, 4
Vinculada à Comissão de Educação do Senado, a Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino) criada em atendimento ao requerimento da senadora Teresa Leitão (PT/PE), realizou na manhã desta quinta-feira (4) a terceira audiência pública para debater e avaliar o Ensino Médio no Brasil. Na ocasião, a Undime foi representanda pelo presidente da seccional do Espírito Santo, Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro/ES.
“A Undime agradece o convite para participar desse debate democrático tão importante para a sociedade brasileira”, disse Vilmar. O dirigente iniciou a sua fala com argumentos contrários ao Novo Ensino Médio e favoráveis à revogação/revisão da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura dessa etapa de ensino.
Lugão comentou que o Novo Ensino Médio foi construído sem ouvir, da maneira adequada, a comunidade escolar e, especialmente, professores e estudantes. “Assim, ele não garante o desenvolvimento pleno do estudante, nem consegue ampliar as suas perspectivas de futuro, devido à sua concepção de Ensino Médio”.
“O Novo Ensino Médio não pensa a escola como um todo na organização e na oferta de itinerários das quatro áreas do conhecimento, levando à especialização de determinadas escolas para oferta de um único itinerário ou, no máximo, dois itinerários”, disse Vilmar.
O representante da Undime comentou ainda, que a ampliação do tempo de aulas a distância (EAD), precariza, ainda mais, a oferta do ensino nas escolas públicas, por meio desta modalidade. Outro ponto citado foi o modelo proposto, que oferta pouca carga horária das disciplinas tradicionais.
Participaram também da audiência, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a secretária da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Maria do Socorro da Silva Batista; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Alexsandro do Nascimento Santos; o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Maurício Holanda Maia; e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo.
Clique aqui e assista a audiência na íntegra.
Fonte: Undime
Terceira audiência pública da Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino) foi realizada nesta quinta-feira, 4 Vinculada à Comissão de Educação do Senado, a Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Brasil (Ceensino) criada em atendimento ao requerimento da senadora Teresa Leitão (PT/PE), realizou na manhã desta quinta-feira (4) a terceira audiência pública para debater e avaliar o Ensino Médio no Brasil. Na ocasião, a Undime foi representanda pelo presidente da seccional do Espírito Santo, Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro/ES.“A Undime agradece o convite para participar desse debate democrático tão importante para a sociedade brasileira”, disse Vilmar. O dirigente iniciou a sua fala com argumentos contrários ao Novo Ensino Médio e favoráveis à revogação/revisão da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura dessa etapa de ensino.Lugão comentou que o Novo Ensino Médio foi construído sem ouvir, da maneira adequada, a comunidade escolar e, especialmente, professores e estudantes. “Assim, ele não garante o desenvolvimento pleno do estudante, nem consegue ampliar as suas perspectivas de futuro, devido à sua concepção de Ensino Médio”.“O Novo Ensino Médio não pensa a escola como um todo na organização e na oferta de itinerários das quatro áreas do conhecimento, levando à especialização de determinadas escolas para oferta de um único itinerário ou, no máximo, dois itinerários”, disse Vilmar.O representante da Undime comentou ainda, que a ampliação do tempo de aulas a distância (EAD), precariza, ainda mais, a oferta do ensino nas escolas públicas, por meio desta modalidade. Outro ponto citado foi o modelo proposto, que oferta pouca carga horária das disciplinas tradicionais. Participaram também da audiência, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a secretária da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Maria do Socorro da Silva Batista; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Alexsandro do Nascimento Santos; o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Maurício Holanda Maia; e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo. Clique aqui e assista a audiência na íntegra. Fonte: Undime