Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Prorrogado prazo para aplicação da Avaliação Contínua da Aprendizagem - Ciclo I/2024 do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Todas as notícias Categorias

08/04/2024Undime

Prorrogado prazo para aplicação da Avaliação Contínua da Aprendizagem - Ciclo I/2024 do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Aplicação dos testes e lançamento de respostas podem ser realizados até 12 de abril

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou a aplicação da Avaliação Contínua da Aprendizagem - Ciclo I/2024 para até o dia 12 de abril. A dilatação do prazo se deu em atendimento aos pedidos de escolas e redes de ensino. O prazo anterior era na sexta-feira, 5 de abril.

Devido às características da matriz de referência, não haverá nova prorrogação. Os cadernos de teste foram disponibilizados no dia 18 de março, na plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Ministério da Educação.

Entenda

O Ministério da Educação lançou, em fevereiro, a plataforma digital de Avaliações Periódicas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) - saiba mais aqui. Desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, a ferramenta visa apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização. Assim, a plataforma é uma estratégia de apoio às redes de ensino para as avaliações a serem introduzidas na rotina das escolas e, principalmente, na dos professores.

A proposta é trabalhar três ciclos de avaliação contínua da aprendizagem ao longo de 2024. Para tanto, a plataforma oferecerá avaliações formativas para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental dos seguintes componentes: Leitura, Escrita, Fluência em Leitura e Matemática. Confira abaixo o cronograma:

Avaliação Contínua da Aprendizagem - Ciclo I/2024
Disponibilização dos cadernos de teste: 18 de março
Aplicação dos testes e lançamento de respostas: de 20 de março a 12 de abril
Publicação de resultados: 21 de março, com atualização diária durante a aplicação

Avaliação Contínua da Aprendizagem - Ciclo II/2024
Disponibilização dos cadernos de teste: 17 de junho
Aplicação dos testes e lançamento de respostas: de 19 a 28 de junho
Publicação de resultados: 20 de junho, com atualização diária durante a aplicação

Avaliação Contínua da Aprendizagem - Ciclo III/2024
Disponibilização dos cadernos de teste: 14 de outubro
Aplicação dos testes e lançamento de respostas: 16 a 25 de outubro
Publicação de resultados: 17 de outubro, com atualização diária durante a aplicação

Fonte: Undime


Parceria institucional