Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Redes municipais de educação do RJ são reconhecidas na entrega do Selo Petronilha

Todas as notícias Categorias

12/11/2025 Undime RJ

Redes municipais de educação do RJ são reconhecidas na entrega do Selo Petronilha

A Undime-RJ parabeniza as redes municipais de educação reconhecidas com o do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva! Foi realizada na quinta-feira, 6 de novembro, em Brasília (DF), a cerimônia de entrega do Selo Petronilha, reconhecendo redes de ensino de todo o país que se destacaram por suas práticas estruturantes voltadas à equidade racial e quilombola.

Ao todo, o selo certificou 436 redes de ensino, sendo 428 municipais e oito estaduais. Dessas, 20 receberam o destaque nacional e repasse financeiro para fortalecimento de suas ações educacionais, dentre as quais foram selecionadas três redes municipais de educação de municípios do RJ: Angra dos Reis, Cabo Frio e Nova Iguaçu.

O Selo Petronilha é o símbolo do compromisso das secretarias premiadas com a implementação de políticas educacionais que promovem uma educação antirracista, inclusiva e voltadas à equidade racial e quilombola.

Representando Angra dos Reis, esteve presente o Dirigente Municipal de Educação, Prof. Paulo Fortunato. Cabo Frio foi representada na cerimônia pela Profa. Juliana Pacheco, dinamizadora da Educação Escolar Quilombola na rede e coordenadora estadual da Política Nacional de Equidade, Educação e Relações Étnico-Raciais e Quilombolas (PNEERQ). Nova Iguaçu foi representada pela Profa. Virgínia Rocha, Dirigente Municipal de Educação e Presidente da Undime-RJ.

Para serem consideradas elegíveis ao recebimento do destaque nacional, as secretarias precisaram atender aos seguintes critérios básicos: aderir à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq); ter participado do Diagnóstico de Equidade entre 21 de março a 10 de julho de 2024; e atingir pontuação mínima de 60 pontos para redes estaduais ou 50 pontos para redes municipais no Índice de Formação ERER/EEQ.

Saiba mais sobre as iniciativa das três redes municipais do RJ que estiveram entre as 20 redes com destaque nacional:

⭐ Angra dos Reis (RJ) – Circuito Cultural de Estudantes e Educadores na Aldeia Sapukai e no Quilombo Santa Rita do Bracuí
Integra estudantes e professores às comunidades indígenas e quilombolas locais, promovendo vivências pedagógicas, oficinas culturais e formação continuada. O projeto fortalece a implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e o pertencimento identitário dos alunos.

⭐ Cabo Frio (RJ) – Raízes Vivas: fortalecimento da identidade quilombola nas escolas de educação escolar quilombola
Realizado em escolas quilombolas do município, o projeto adota metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e gamificação, valorizando saberes tradicionais e o protagonismo estudantil. As ações incluem a criação de hortas quilombolas, trilhas culturais e espaços de aprendizagem temáticos.

⭐ Nova Iguaçu (RJ) – Minha Escola contra o Racismo
Desenvolve ações de valorização das culturas afro-brasileiras e quilombolas, com envolvimento das escolas e comunidades, buscando consolidar uma política permanente de educação para as relações étnico-raciais.

Fonte: Undime com informações do MEC
Imagens: Undime, novaiguacu.rj.gov.br, angra.rj.gov.br, cabofrio.rj.gov.br, www.gov.br/mec


Parceria institucional