Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime marca presença na abertura presencial da Conae 2022

Todas as notícias Categorias

29/11/2022Undime

Undime marca presença na abertura presencial da Conae 2022

Cerimônia de abertura aconteceu em Brasília; evento segue no formato virtual até 1º de dezembro



A 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae) 2022 começou na manhã desta terça-feira, 29 de novembro. A abertura solene aconteceu, em Brasília, no Inep, e foi somente para autoridades, membros do Fórum Nacional de Educação (FNE) e integrantes da equipe técnica de apoio ao evento. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Ministério da Educação no Youtube (assista aqui).

A Undime participou e estava representada na cerimônia pelo presidente do Centro-Oeste e Undime/MT, Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT. Eduardo ressaltou que a Conferência é um importante espaço para a construção de políticas públicas do país e que os delegados têm a missão de, nos próximos dias, avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação com destaque específico ao cumprimento das metas e estratégias, além de avaliar também a implementação dos planos estaduais. O representante da Undime fez ainda um chamado para que todos os delegados que participaram ativamente dos processos que precederam a realização da Conae, participem de maneira a elaborar e aprovar direcionamentos ao Plano Nacional de Educação para o próximo decênio.

Eduardo destacou também a relevância do pacto federativo com respeito aos entes federados e suas autonomias e finalizou classificando o SNE como cabal para a efetivação de diversas políticas necessárias à educação. "Nós precisamos ainda avançar em alguns pontos de suma importância, dentre eles, o Sistema Nacional de Educação (SNE), que precisa ser aprovado e instituído. Isso porque, somente com o SNE será possível consolidar políticas públicas a nível de Brasil. Para capilarizar e alcançar municípios, sem o Sistema Nacional de Educação, dificilmente conseguiremos", complementou o representante da Undime.

"Eu espero que isso apareça no documento que está sendo consolidado e que nós consigamos avançar de maneira significativa nos próximos dez anos em direção a algo que entregue para a sociedade aquilo que realmente importa: educação de qualidade".

A presidente da Undime/RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, Dirigente de Educação de Novo Hamburgo/RS; o presidente da Undime/BA, Raimundo Pereira Gonçalves Filho, Dirigente Municipal de Educação de Itaparica/BA; o suplente da presidência da Undime Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, Dirigente Municipal de Educação de Catalão/GO; e a assessora de Políticas Educacionais, Vivian Ka, representam a Undime na Conferência que acontece no formato virtual até o dia 1º de dezembro.

Após a abertura, as atividades seguem com os colóquios e plenárias de eixo. O presidente da Undime e Dirigente de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, participa do debate que vai pautar o PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

A Conae 2022 tem como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e objetiva avaliar a execução do Plano Nacional de Educação vigente e subsidiar a elaboração do Plano para o decênio subsequente.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional