Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Representantes da Undime participam da etapa da região Sul do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral

Todas as notícias Categorias

26/10/2023Undime

Representantes da Undime participam da etapa da região Sul do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral

Porto Alegre/RS foi a sede do encontro realizado nos dias 24 a 25 de outubro

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral foi realizado na região Sul nos dias 24 e 25 de outubro, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público (MP), em Porto Alegre/RS. O objetivo do evento é elaborar um documento nacional com os princípios orientadores da educação integral em tempo integral por etapas e modalidades na educação básica. 

A presidente da Região Sul da Undime, da seccional do Rio Grande do Sul e Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS, Maristela Guasselli, participou da mesa de abertura, no primero dia, 24 de outubro. “É muito importante o regime de colaboração e manifesto o desejo da Undime de participar mais ativamente da organização, efetivando esse regime”, comentou.

Na abertura, a coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Raquel Franzim, levou a solidariedade do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, aos diversos municípios, famílias e comunidades escolares que vêm sofrendo com os eventos climáticos e socioambientais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Amazonas. Ela afirmou que o governo federal, por meio da Comitiva Presidencial, da Secretaria de Educação Básica (SEB) e das demais secretarias do MEC, está apoiando as comunidades escolares nessa reconstrução.

Raquel Franzim ainda lamentou e se solidarizou com os estudantes afetados por ondas de violências na escola. “Esses fatos mostram a importância de a gente afirmar e reafirmar como a educação integral pode humanizar as relações, acolher quem precisa ser acolhido”, destacou.  

Também estiveram presentes no evento, a presidente da Undime Paraná, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e o presidente da Undime Santa Catarina, Alex Tardetti, Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/SC, no painel realizado no segundo dia, 25 de outubro com o tema “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”.

Fonte: Undime, com informações do MEC.
Foto: Undime/RS


Parceria institucional