Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Faltam poucos dias para o fim da adesão ao Educação Conectada

Todas as notícias Categorias

27/10/2023Undime

Faltam poucos dias para o fim da adesão ao Educação Conectada

Escolas têm até 1º de novembro para aderir e preencher Plano de Aplicação Financeira da Piec, que garante recursos para conectividade e tecnologias digitais


O prazo para que diretores e gestores de escolas de todo o Brasil façam a adesão e preencham o Plano de Aplicação Financeira (PAF) da Política de Inovação Educação Conectada (Piec) de 2023 termina no dia 1º de novembro. Essa Política do Ministério da Educação (MEC) faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, cujo objetivo é apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Para garantir esses recursos, gestores escolares de todo o País deverão acessar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. É necessário formalizar a adesão da escola, responder ao formulário de monitoramento e, depois, preencher o PAF.

O gestor deverá se conectar ao site com seu CPF e senha e, em seguida, realizar os seguintes passos: acessar o módulo “Educação Conectada”; ler as orientações gerais da Política de 2023; formalizar a adesão da escola por meio da assinatura digital do termo de adesão; e responder às perguntas de monitoramento. O PAF também será definido durante a adesão e determinará onde serão usados os recursos nas escolas.

Esses procedimentos são indispensáveis para se receberem os benefícios da Política. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, buscando facilitar o processo, criou o Tutorial Piec 2023 PDDE, com orientações gerais e o passo a passo para a adesão, o monitoramento do Programa e o preenchimento do PAF.

Educação Conectada – A Política de Inovação Educação Conectada (Piec), do MEC, visa apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na educação básica. A Piec é uma das frentes da Estratégia Nacional de Escola Conectadas.

Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para educar com as tecnologias e alcançar, assim, a cidadania digital. Nesse sentido, são considerados seis eixos: formação e competências; currículo; gestão e transformação digital; recursos educacionais digitais; ambientes e dispositivos; e conectividade.

A fim de atingir esses objetivos, no que se refere ao eixo de conectividade, a Estratégia Nacional vai se basear em parâmetros de referência para definir qual é a conectividade adequada para as escolas. Com isso, o foco é garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, priorizando conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.

A conectividade adequada para fins pedagógicos permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/falta-uma-semana-para-o-fim-da-adesao-ao-educacao-conectada 

 

 


Parceria institucional