Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Em carta divulgada ao final da realização da Conape 2022, participantes propõem a implementação de uma plataforma em defesa dos direitos sociais e da educação, que mobilize setores da sociedade civil

Todas as notícias Categorias

22/07/2022Undime

Em carta divulgada ao final da realização da Conape 2022, participantes propõem a implementação de uma plataforma em defesa dos direitos sociais e da educação, que mobilize setores da sociedade civil

Evento aconteceu em Natal, de 15 a 17 de julho

 

 

Nos dias 15, 16 e 17 de julho foi realizada a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social. A Undime participou do evento e foi representada na abertura pelo presidente da Seccional Pernambuco, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE.

Reunidos ao longo dos três dias de conferência e ratificando o Documento Referência intitulado “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, os participantes discutiram sobre assuntos como Plano Nacional de Educação; Sistema Nacional de Educação; direitos humanos e diversidade; valorização dos profissionais da educação; gestão democrática e financiamento da educação, entre outros. A partir do tema central, foram seis eixos de discussões.

No último dia, 17 de julho, a plenária final da Conape aprovou a "Carta de Natal - Conape da esperança", a qual elenca 35 pontos importantes para a educação como um todo. Leia aqui o documento.

O texto da carta informa ainda que, no dia 15 de agosto, será realizada a consolidação do Documento Final aprovado na Conape 2022, com as contribuições das plenárias, e deverá ser apresentada a “Carta Aberta do FNPE: em orientação ao voto, pela Educação, pelo Brasil”.

Fonte: Undime com informações da Conape


Parceria institucional