Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições abertas: Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Todas as notícias Categorias

18/04/2022Undime

Inscrições abertas: Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Concurso é destinado a alunos dos anos finais do ensino fundamental e alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas; inscrições vão até 30 de abril

A Edição de 2022 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) terá como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Para estimular a criação artística original, inspirada no tema da Semana de Ciência e Tecnologia, será realizado o Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual do evento. O período de inscrições que se encerraria no dia 11 de abril foi prorrogado, e os interessados podem realizar a inscrição até 30 de abril.

O concurso, de âmbito nacional, destina-se a alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do ensino médio de escolas públicas e privadas, mediante aceitação das normas do edital. O aluno vencedor será premiado com uma viagem a Brasília durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para participar da cerimônia de abertura do evento, com direito a um acompanhante. As passagens e diárias serão custeadas pelo Museu Itinerante Ponto UFMG.

De acordo com o edital, o desenho deve ter expressividade, reconhecimento e fácil memorização, devendo obrigatoriamente ser colorido; ter fundo transparente; e não usar efeitos que tirem a visibilidade do desenho. As inscrições são gratuitas e serão realizadas duas fases de avaliação. Na primeira delas, a Comissão Julgadora vai analisar os desenhos inscritos como base em critérios como criatividade, fidelidade ao tema, aplicabilidade, originalidade, comunicabilidade e qualidade artística. A partir dessa avaliação, as criações serão ordenadas de acordo com a pontuação final decrescente (somatório das notas obtidas em cada quesito) e as 10 que obtiverem o maior número de pontos estarão classificadas para a votação popular (Fase 2), que será divulgada no site http://museu.cp.ufmg.br/. A ilustração com o maior número de votos válidos será considerada a vencedora.

O autor do desenho vencedor receberá um certificado de participação e terá ainda seu nome divulgado no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e em eventos relacionados às atividades da SNCT 2022. A identidade visual será exposta em eventos e atividades vinculadas à SNCT no país e nas redes sociais.

Aos 10 finalistas, será conferida Menção Honrosa por Destaque no Concurso de Desenhos da SNCT 2022, além de compor a galeria de exposição no site da SNCT, de acordo com a classificação.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio da realização de eventos sobre essa temática que ocorrem em instituições de todo país durante o mês de outubro de cada ano.

Saiba mais sobre o concurso.
Acesse o Edital do Concurso de Desenhos SNCT 2022.
Acesse a Retificação do Edital do Concurso(prorroga as inscrições até o dia 30/04/2022)
Acesse o Formulário de inscrição do concurso.

Fonte: Undime com informações do MEC e MCTI


Parceria institucional