Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Projeto desenvolvido em três redes de educação de Sergipe vence Prêmio Innovare

Todas as notícias Categorias

12/12/2023Undime

Projeto desenvolvido em três redes de educação de Sergipe vence Prêmio Innovare

Iniciativa concorreu na categoria Ministério Público e oferta formação continuada a coordenadores pedagógicos e professores das escolas das redes municipais de ensino de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro para estimular a cultura negra nas escolas

 

 

O projeto Ilé-Iwé, do Ministério Público de Sergipe, foi um dos premiados da 20ª Edição do Prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A palavra Ilé-Iwé significa “escola”, em iorubá.

De autoria do Promotor de Justiça Luís Fausto Dias de Valois Santos, a iniciativa oferta formação continuada a coordenadores pedagógicos e professores das escolas das redes municipais de ensino de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro para estimular a cultura negra nas escolas e promover o debate sobre movimentos negos e das comunidades de terreiro.

O projeto também abrange escolas da rede estadual de Sergipe e visa a integrar o sistema de justiça com o sistema público de ensino, trazendo para estas instituições arte, história, dança folclore, orquestras de atabaques, maracatu, culinária e outros diversos elementos que mostram a contribuição do povo negro na cultura, arte e sociedade brasileiras. A palavra Ilé-Iwé significa “escola”, em iorubá.

Presente na entrega do Prêmio, a Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/ SE, presidente da Undime Sergipe e Undime Região Nordeste, afirma que o Prêmio é o reconhecimento de um trabalho efetivo na busca da materialização de uma educação para as relações étnico-raciais. “Para além do cumprimento da Lei, o que nós precisamos tornar a sociedade mais efetiva na busca pela equidade racial, pela equidade entre as religiões. O desenvolvimento na rede é focado na melhoria da prestação do serviço educacional, na conscientização dos nossos alunos no processo de construção de uma sociedade democrática que respeite as diferenças”.   

O prêmio teve sete categorias desta edição terão: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Participaram das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.  

"Estou muito feliz e realizado. São mais se 30 anos de Ministério Público, de dedicação à carreira jurídica, buscando ir à campo para trazer ações concretas para o povo Sergipano. Esse reconhecimento do Ilé-Iwé se deve a junção de esforços de várias mãos: dos representantes das secretarias municipais de educação de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, da secretaria de estado da educação de Sergipe, além do Movimento Negro Unificado e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) de Sergipe”, disse o Promotor de Justiça Luis Fausto Dias de Valois Santos, autor do projeto.

 

Fonte: Undime, com informações do Innovare

Fotos: Undime


Parceria institucional